Pages

Labels

terça-feira, 16 de junho de 2015

Renato Braz e Quarteto Maogani lançam o cd “Canela” - Teatro Municipal de Niterói - 18/06/2015

Canela é o título do show e do novo álbum que promove o encontro entre Renato Braz e o Quarteto Maogani, e no dia 18 de junho, quinta-feira, às 19 horas, eles vão fazer o lançamento oficial do cd com um show no Teatro Municipal de Niterói.

Renato Braz é um dos cantores mais importantes surgidos na última década no Brasil: com sua voz de timbre marcante, construiu uma carreira premiada que vem alcançando plateias do mundo inteiro. O Quarteto Maogani é há 18 anos um dos grupos populares de câmara mais destacados no cenário nacional, desenvolvendo uma sonoridade muito característica em arranjos reconhecidos como dos mais criativos do violão brasileiro nos últimos tempos. O Quarteto Maogani apresenta neste trabalho seu novo integrante: Sergio Valdeos, um dos mais renomados violonistas do Peru, especialista no repertório latino americano, tendo atuado por anos como diretor musical e arranjador da cantora Susana Baca. O disco ainda tem participação especial de Maurício Marques, violonista e compositor gaúcho, integrante do Maogani entre 2005 e 2012. 
A trilha sonora deste encontro traz um olhar brasileiro sobre um repertório riquíssimo de canções de diversos países latino americanos, repertório este de muitos matizes, muitas cores e muitos ritmos, tão profundo quanto pouco conhecido no Brasil. O instrumento que permeia este encontro é o violão, onipresente em seu papel de acompanhador principal da música popular de toda a América do Sul. Em cada país, em cada sotaque, em cada diferente gênero popular, o violão ganha uma sonoridade particular.
O repertório escolhido traz diversos gêneros populares, da riqueza rítmica de gêneros como o joropo venezuelano, o festejo peruano e o bambuco colombiano, até o lirismo contemporâneo argentino e a singeleza da canção chilena, passando por gêneros clássicos como o bolero e o tango e, como não poderia deixar de ser, dialogando com a música brasileira atual.
Os arranjos trazem canções acompanhadas ora por um único violão, ora pelos quatro violões (requinto, 6 cordas, 7 cordas e 8 cordas) do Quarteto Maogani, e até mesmo por cinco violões, em muitas combinações e texturas diferentes.
Repertório Canela
01. Canela (Jose Villa-lobos)                                    

02. Julia Florida (Augustin Barrios)
03. La Jardinera (Violeta Parra)
04. Lamento Esclavo (Eliseo Grenet)
05. Adios Felicidad (Ela O’Farril)
06. Calundu (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro)
07. O som da Madeira (Maurício Marques e Adão Quevedo)
08. Un vestido y un amor (Fito Paez)
09. Oracion del remanso (Jorge Fandermole)
10. Perricholi (L. Huambachano e E. Sanchez)
11. Bambuco em si menor (Adolfo Mejia)
12. Milonga da espera (Maurício Marques)
13. Vuelvo al sur (Astor Piazzola e F. S. Ezequiel)
14. Pajarillo verde (Tradicional venezuelana)

Serviço:
O que: Renato Braz e Quarteto Maogani
Onde: Teatro Municipal de Niterói
Quando: 18/06/2015, às 19h
Classificação: Livre
Ingresso: R$ 40,00 – R$ 20,00 (Estudantes, maiores de 60 anos, menores de 21 anos e pessoas com deficiência)

0 comentários:

Postar um comentário